Municípios do Norte de MG recebem mais 25.315 testes de Covid-19

0
Teste rápido de Covid-19 — Foto: Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros

Os 86 municípios do Norte de Minas Gerais receberão mais 25.315 testes rápidos para detectar a Covid-19 nesta terça-feira (22). Com essa remessa, o total chega a 165.135 testes, segundo a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros.

De acordo com a SRS, a quantidade de testes para cada município leva em consideração a situação epidemiológica no mês anterior ao envio da nova remessa e o número de casos suspeitos de Covid registrados no E-SUS Notifica e no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe) no mês de janeiro.

A entrega dos testes tem como objetivo monitorar a situação da Covid-19 e auxiliar na tomada de decisões para controlar a pandemia em MG.

Conforme a SRS, os 10 municípios que receberão os maiores quantitativos de kits são: Nesta quarta remessa os municípios que estão recebendo os maiores quantitativos de kits são: Montes Claros (8.090); Pirapora (4.220); Várzea da Palma (1.865); Brasília de Minas (1.155); São João do Paraíso (845); Mirabela (755); Rio Pardo de Minas (600); Jaíba (490); Manga (425) e Espinosa (400)

Sobre o uso dos testes a SRS recomenda:

  • Que sejam usados mesmo em casos suspeitos com sintomas leves da doença
  • Que sejam direcionados dentro dos eixos da atenção primária à saúde; nos serviços de atenção especializada e de saúde indígena; bem como pela vigilância em saúde a fim de compreender a situação epidemiológica da Covid-19
  • Que sejam utilizadas nas pessoas que são contatos próximos de outras pessoas com diagnóstico de Covid-19 (deve-se aguardar de cinco a seis dias após o último encontro com o caso de Covid-19 para realizar a coleta da amostra e testagem)
  • Que sejam aplicados em gestantes e pessoas encaminhadas para a internação hospitalar e realização de cirurgias eletivas em leitos do Sistema Único de Saúde – (SUS), mesmo na ausência de sintomas de Covid-19.

“O resultado do teste é disponibilizado entre 15 e 20 minutos e pode ser realizado no local de atendimento dos casos. Se o paciente apresentar sintomas de Covid-19 e apresentar resultado negativo no teste de antígeno, a SES-MG recomenda a realização de nova coleta de amostra e a realização de exame RT-PCR nos laboratórios de referência da rede estadual”, pontuou a SRS.

Para os seguintes casos a orientação é priorizar outro tipo de teste, o PCR: Óbito suspeito de Covid-19, pacientes com suspeita de reinfecção, pessoas que apresentarem sintomas no histórico de deslocamento internacional nos últimos 14 dias, pessoas com suspeita de Efeito Adverso Pós Vacinação – (EAPV), gestantes assintomáticas, entre a 37ª e 38ª semana de gestação, e usuários assintomáticos do MG Transplantes.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui